sábado, 29 de junho de 2013

Professores promovem Dia do Basta


Em greve desde a semana passada, professores da rede pública de ensino decidiram realizar o Dia do Basta. A categoria luta por reajuste salarial de 15%. A manifestação ocorrerá em frente ao Palácio Rio Branco na manhã de segunda-feira, 1º, e promete ser uma das maiores manifestações já realizadas pela categoria. Na sexta-feira, 28, eles bloquearam a ponte Juscelino Kubitschek, de acesso ao Segundo Distrito de Rio Branco.

Os principais pontos da pauta de reivindicação dos sindicatos são reajuste salarial, reestruturação do PCCR, isonomia salarial entre efetivos e provisórios e concurso público. Neste último item, o governo já acenou positivamente, mas qualquer outra demanda que possa onerar a folha de pagamento só poderá ser negociada em novembro, para ser implementada no ano que vem.

O secretário estadual de Educação, Daiel Zen, explicou que o governo continua aberto ao diálogo com a categoria e aguarda uma contraproposta dos sindicatos em relação ao que foi apresentado durante as reuniões de negociação. De acordo com ele, aumento de 15% foi retirado ainda nas mesas de negociação.

A greve ocorre tanto Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) quanto pelo Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac).

“É importante termos a consciência de que estamos em época de inflação e que essa luta não é somente por dinheiro, mas sim por valorização e respeito pelo trabalho dos educadores acrianos e brasileiros”, dizem na página oficial da mobilização. Foto: Sinplac

Nenhum comentário:

Postar um comentário