sábado, 3 de agosto de 2013

Pensar, questionar e aprender – “Escola da Vida”

Pensar, questionar e aprender – “Escola da Vida”

O filme canadense-americano “Escola da Vida” (Dear, Willian), feito em 2005, pode ser resumido em três palavras chaves: pensar, questionar e aprender. A história mostra a relação entre professor x aluno e a capacidade do mestre em fazer o estudante utilizar essas três ferramentas tanto na escola quanto na vida social.

A trama se passa na Fallbrook Middle School e faz um paralelo entre dois educadores. Um professor apenas transmite conteúdos de forma fria sem interação com os alunos. Na aula, os alunos são ouvintes e não são forçados a ampliar o aprendizado em relação a determinado assunto. Faziam parte de uma educação tradicionalista, pois não eram estimulados às críticas e sim em reprodutores de informação.

O outro professor utiliza métodos contrários. A partir dele, os alunos começam a trabalhar as ferramentas fundamentais por meio de metodologia em que os deixam de ser meros receptores e passam a alunos argumentadores e autônomos. Esse professor carrega na bagagem segredos emocionais que o fazem ver a vida de forma diferente das demais pessoas. Ele ingressa na escola para substituir um magnata professor que por 43 anos alcançou o ranking do melhor docente da instituição.

A história também, meio que de forma subentendida, mostra a relação família x escola. Nota-se a mera ausência dos pais na educação dos filhos. Os pais “jogam” os filhos na instituição para serem ensinados e não acompanham o processo de aprendizado.

Entre a relação professor x aluno, fora a forma de como o conteúdo é desenvolvido, é notável a falta de respeito e o autoritarismo entre ambos. Já os alunos x alunos notou-se um convívio tolerável, sem violências. Na relação professor x professor, observa-se o grau de competitividade. 

Em uma instituição escolar é necessário que os alunos sejam preparados para enfrentar o mundo, independente do ramo que escolherá profissionalmente. A relação família x escola, professor x aluno, aluno x aluno e professor x professor deve ser amigável em um único propósito: trabalhar a mente do estudante a pensar, questionar e a aprender a realidade, para que possam construir opiniões próprias.

Para chegar a esse método não é tão simples, mas o professor, que possui o papel fundamental no caminho escolar do ser humano, deve gostar e acreditar naquilo que faz. As ações e atos de um professor devem ser bem preparados, pois a sua frente existem seres moldados por ele.

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