sábado, 10 de agosto de 2013

Telexfree: bloqueio será julgado pelo TJ/AC na segunda-feira

O processo, chamado de agravo de instrumento, que irá decidir a liberação dos serviços da empresa Ympactus Comercial Ltda, a Telexfree, será julgado nesta segunda-feira (12) pelos desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AC).

A Telexfree, que vende planos de minutos de telefonia de voz sobre protocolo de internet (VoIP na sigla em inglês), foi proibida de operar em junho. A empresa é investigada por indícios de formação de pirâmide financeira. O processo continua tramitando em segredo de justiça.

Caso os desembargadores decida por liberar a funcionalidade da empresa, o Ministério Público do Acre  (MPE) continuará investigando os serviços em esfera criminal para esclarecer se a empresa pratica crime contra a economia popular, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e estelionato. 

Na sessão de segunda-feira, os desembargadores decidirão sobre o bloqueio imposto à empresa em 18 de junho pela justiça acreana a pedido do MP. A decisão interessa diretamente os cerca de 1 milhão de divulgadores que ingressaram na empresa. Segundo o MP, 70 mil faz parte do negócio somente no Acre.

A Telexfree é investigada por indícios de formação de pirâmide financeira, modalidade considerada ilegal porque só é vantajosa enquanto atrai novos investidores. Assim que os aplicadores param de entrar, o esquema não tem como cobrir os retornos prometidos e entra em colapso. Nesse tipo de golpe, são comuns as promessas de retorno expressivo em pouco tempo.

A empresa foi proibida de realizar novos cadastros bem como está impedida de efetuar pagamentos aos clientes já cadastrados, até o julgamento final do caso, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.
Em nota, a Telexfree nega qualquer irregularidade em suas operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário