segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sistema de telefonia é que mais causa reclamações

Telefone é bom, mas a dor de cabeça é forte. Não é por nada que os serviços de telefonia são os mais reclamados no Órgão de Defesa do Consumidor (Procon). Os eternos bônus promocionais, oferecidos pelas operadoras, se transformam em um grande imbróglio para os consumidores que, para frear esse grátis-pago, é preciso recorrer à Justiça. 

A Brasil Telecom Celular, a atual Oi, foi a empresa mais reclamada no Procon neste ano. A operadora teve 112 reclamações.  Em segundo lugar foi a Vivo com 99 reclamações.

Cartão de crédito também irritou muitos consumidores durante o ano. Nessa categoria, com 88 reclamações, o Banco Itaucard ocupou a terceira classificação no ranking e, a quarta foi a também operadora Claro, com 64.

O quadro muda com relação às empresas que mais tiveram reclamações formalizadas - aquelas que geram processo e audiências conciliatórias. Nesse ranking, a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletrobras Distribuição Acre) lidera, com 32 reclamações formalizadas, seguida do Banco Cruzeiro do Sul (26), Banco BMG (23) e a empresa Samsung Eletrônica da Amazônia (19).

Enquete sobre a Defesa do Consumidor, feita em agosto deste ano, revelou que os brasileiros estão buscando mais seus direitos. A maioria dos entrevistados disse ter procurado instituições para fazer valer um direito desrespeitado.

Mesmo assim, percebe-se que ainda é alto a violação ao Direito do Consumidor.

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