domingo, 27 de outubro de 2013

Comemoração aos cinco anos da Lei Seca

A Lei 11.705/2008, conhecida por Lei Seca, teve sua comemoração de cinco anos sendo o assunto da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado neste domingo (27), cujo tema foi “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. A lei proíbe os condutores dirigirem sob o efeito de álcool.

Diferente da edição passada, que trouxe a situação da imigração do Brasil e teve o Acre como exemplo, por ser a porta de entrada dos haitianos, o tema deste ano foi aprovado pelos candidatos, embora ninguém tivesse comentado a possibilidade deste tema nas redes sociais.

A Lei Seca trouxe muitos benefícios e ruínas à população brasileira. É benéfica por ser a responsável pela redução de acidentes de trânsito e também por ter ajudado a diminuir os gastos do governo federal com internações de pacientes vítimas desses acidentes, transporte de ambulâncias e medicamentos. 

Por outro lado, muitos comerciantes que sustentavam a família com rendas tiradas das vendas de bebidas alcoólicas hoje amargam no prejuízo. Muitos fecharam as portas e amargam no desemprego. Os governos também parecem ter esquecidos outras prioridades na área da segurança.

Enfim, o tema da redação serviu para a população mostrar sua opinião sobre as “algemas” da Lei Seca em todo o Brasil. Quem sabe assim, os argumentos dos candidatos sejam convincentes para os outros problemas derivados da lei sejam resolvidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário