sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Deputado x indígenas

As pesadas críticas do deputado e pastor Denilson Segóvia (PEN) sobre os indígenas deve ainda repercutir por vários dias. Nesta sexta-feira (18), a Federação do Povo Huni kui do Acre divulgou nota sobre as declarações do deputado feitas na tribuna na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) ontem (17), para se posicionar contra a preservação da cultura indígena nas aldeias do Acre. O parlamentar disse  que os costumes antigos dos índios preservam o infanticídio, a pedofilia e seria um atraso para as aldeias.

Em nota, o povo Huni kui diz que "o maior atraso para as aldeias são as presenças constantes de políticos como Denilson Ségovia, que não têm propostas de políticas públicas para as comunidades indígenas e que muito menos conhecem de povos indígenas para falar de sua cultura, costumes e tradições”.

Os Huni Kui dizem que o deputado não se utiliza de civilização bíblica para dar bons exemplos achando que os povos não têm raciocínio e consideraram Segóvia  preconceito e racista.

O caso foi levado à Aleac, Fundação Nacional do Índio (Funai), Defensoria Pública da União e Ministério Público Federal (MPF) para devidas providências. Os Huni Kui querem retratação. O imbróglio ainda terá novos capítulos.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário