segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Eu apoio a Álcool Zero, mas cadê o meu direito?

As constantes blitzes Álcool Zero no Acre vêm sendo motivos de discussões entre a sociedade e as autoridades. As operações têm modificado a vida cotidiana de muitos acreanos que curtem uma geladinha no final da tarde ou em uma balada noite a fora. Têm também destruído o faturamento de muitos donos de bares e restaurantes na cidade.

O argumento das autoridades é que a Álcool Zero tem diminuído em mais de 50% o número de acidentes de trânsito, flagrado estelionatários, carros roubados entre outras irregularidades. Faz parte da segurança. É direito do povo que paga os impostos. É um serviço completo de excelência, mas e aí? Por conta disso, a cidade deve parar?

Não. A cidade não deve parar. Para um estado pobre como o Acre, é preciso circulação de dinheiro dentro da cidade, do estado. As críticas por parte da população não é tanto pelas severas blitzes, mas a falta de alternativa oferecida por parte da Prefeitura de Rio Branco e Governo do Estado para o transporte público.

Se as autoridades determinaram teor zero de álcool aos condutores, que também ofereçam condições a tais condutores trocarem seus carros por transportes públicos ou táxis com tarifas mais baratas pelo menos nos finais de semana. O amigo da rodada é bonitinho apenas em propagandas. Os ônibus deveriam circular durante as madrugadas em certos pontos e os táxis cobrarem mais em conta, mas é tudo ao contrário.

Vale ressaltar que parte da diversão dos acreanos foi cortada durante o governo Binho Marques em determinar o fechamento de bares nas primeiras horas da madrugada. Isso seria para diminuir a violência, mas sabemos que a meta não foi alcançada.  Assistimos nos noticiários crimes bárbaros ocorridos durante o dia, e os criminosos altamente abstêmios.

Os donos de bares e restaurantes, como se diz no popular, “estão arrastando a cachorrinha”. Estão no prejuízo devido a Álcool Zero. Resolver um problema e criando vários em volta somente aumenta a precariedade da questão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário