sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Indígenas protestam no Acre


Centenas de indígenas protestaram em Rio Branco (AC) nesta sexta-feira (4) contra o projeto que pode mudar a demarcação de terras indígenas no país. O protesto acontece em várias capitais do país.

Os indígenas se concentraram em frente ao Palácio do Governo e depois seguiram para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), onde se expressaram por meio de rituais. 

A manifestação é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que tira do governo federal a autonomia nas demarcações de terras, de quilombolas e zonas de conservação ambiental. A PEC é alvo de críticas dos índios e organizações não-governamentais.

Pelo texto, caberá ao Congresso Nacional aprovar proposta de demarcação enviada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos feitos pela Funai.


“Nós nunca fomos tão ameaçados em nossos direitos. É verdade que antes a gente sabia que o governo era todos adversários, mas agora nos deparamos com essas ameaças”, disse o representante dos indígenas, Haji Manchinery.

No Estado, segundo dados do Acre em Números, existem 17 mil indígenas em 304 aldeias. São 16 etnias e 2,4 milhões de terras indígenas que correspondem a 14% do território do Acre.

“O poder econômico se tornou muito forte e as questões sociais e de direitos passaram para segundo plano. É o motivo pelo qual reivindicamos. Não estamos dizendo quem será o culpado ou responsável. Nós não podemos permitir e se omitir diante dos fatos que estão ocorrendo de corrupção e crise de ameaça. Vamos reivindicar. Não se pode voltar a ditadura”, disse.

Confira as fotos da manifestação:







Nenhum comentário:

Postar um comentário